sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Elementais e Elementares - uma distinção desses seres pela Umbanda.



Normalmente são considerados elementais seres que ainda não tiveram nenhuma encarnação, seres que usam os elementos da natureza para se manifestar (terra, fogo, ar, água). E que se evocados 
" para o cumprimento das tarefas, essas forças tomam a forma de seres. Devido à atual densidade da terra, a humanidade pouco sabe a respeito desse reino, apesar de ter alguma notícia acerca dos elementais da terra, da água, do fogo e do ar. No ciclo vindouro lhe será dado maior conhecimento sobre ele." (http://www.caminhosdeluz.org/A-123.htm)
Entre outros sites que também podemos notar explicações semelhantes como http://www.rosanevolpatto.trd.br/elementais.html

Normalmente cultuados no esoterismo são considerados seres integrantes do reino elemental (os outros dois reinos são humano e angélico). Também são, algumas vezes, evocados para algum benefício, visto que, de modo geral, esses seres existem para nos servir.
A Umbanda, principalmente a esotérica, faz distinção entre elementais e elementares.
Para a Umbanda os elementais são formas pensamentos que têm semelhança e se agrupam. São atraidos por afinidades conforme o campo magnético que se condensam com esses seres. Dessa forma, não são considerados espíritos, não são dotados de inteligência imortal, eterna, racional. São apenas vibrações que se atraem.
Já os elementares, para Umbanda, são caracterizados de forma semelhante aquela que as demais correntes esotéricas usam para carcterizar os elementais. São aqueles espítitos que aguardam a primeira encarnação. Não encarnaram em forma humana e procuram apropriar um corpo mediador para isso. Quando esses conseguem uma primeira forma mental rústica ficam, não raro, a disposição de espíritos mais evoluidos e experientes que podem usá-los tanto para o bem como para o mal.
Daí um grande perigo, pois o "uso" desses seres pode acarretar um carma negativo tanto para eles como para quem deles se utilizou para algum fim.
Percebe-se que os elementares da umbamba tem correspondência com o que boa parte das informações esotéricas nos passam com sendo elementais. Com uma ressalva de cuidado ao lidar com eles. Talvez um questão de terminologia, mas acima de tudo um concepção que deve ser considerada.

Referências:
SILVA, W.w. da Matta e. Umbanda de todos nós [Mestre Yapacani) São Paulo: Ícone, 2007. pp. 303-315.
Outras referências:
Umbanda Proto Síntese Cósmica. Disponível on-line em: http://www.scribd.com/doc/7030265/Umbanda-A-ProtosIntese-cOsmica-f
Saiba mais sobre outras concepções de elementais.
Imagem linkada.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...