sábado, 5 de março de 2011

São Brás para Umbanda.

A Umbanda é uma religião de grande sincretismo, São Brás, um santo da igreja católica, possui um papel importante na Umbanda. Ele faz parte da Falange dos Santos Curadores e é responsável pelas curas das doenças de garganta.  
Essa falange pertence a Legião dos Médicos e Curadores, Sábios e Xamãs, que por sua vez faz parte da Linha do Oriente na Umbanda. Os espíritos que atuam nessa legião são antigos  médicos e terapeutas do corpo e da alma, viveram em diversos lugares e eram especialistas na arte da cura. É chefiada por José de Arimateia.  
São Brás era armênio nasceu no século III, foi médico e bispo em Sebaste e morreu em 316. Viveu em uma época em que os cristãos eram perseguidos. Quando São Brás percebeu as perseguições fugiu para uma caverna e passou a cuidar de animais, caçadores o acharam e o entregaram ao imperador romano Licinius Lacinianus (308-324).
O bispo foi torturado a ferro e brasa e depois decapitado, no caminho do seu martírio uma mãe se apresentou com um filho que tinha uma espinha de peixe na garganta, São Brás sem qualquer equipamento tirou a espinha que sufocava o menimo.
Na Europa muitos outros eventos santos são mencionados à São Brás que é muito conhecido na França e na Espanha.

Referências:
MARSICANO, Alberto; VIEIRA, Lurdes de Campos. A linha do oriente na Umbanda. São Paulo: Madras, 2010.
Igreja Online. (inclusive imagem)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...