sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Co-criação em plano maior para o Espiritismo.

As doutrinas espiritualistas têm muitas explicações sobre a origem do Universo, no geral existem pontos de semelhanças entre elas. Para o Espiritismo existe um fluido cósmico no qual vibram tudo e todos, desde galáxias no macrocosmo até seres vivos microscópios. Esse fluido seria de origem divina.
Utilizando-se desse fluido espíritos operam no sentido de co-criarem em plano maior. São espíritos de extrema evolução e inteligência que já não encarcam mais, são eles que criam imensos impérios estelares, são os grandes "arquitetos" das criações que nos assombram e a ciência se maravilha. Jesus seria um espírito dessa categoria.
Notem a parte abaixo extraída do livro Evolução em dois mundos.
"Nessa substância original [o fluido cósmico universal], ao influxo do próprio Senhor Supremo, operam as Inteligências Divinas a Ele agregadas, em processo de comunhão indescritível, os grandes Devas da teologia indu ou os Arcanjos da interpretação de variados templos religiosos, extraindo desse hálito espiritual os celeiros da energia com que constroem os sistemas da Imensidade, em serviço de Co-Criação em plano maior, de conformidade com os desígnios do Todo-Misericordioso, que faz deles agentes orientadores da Criação Excelsa.
Essas Inteligências Gloriosas tomam o plasma divino e convertem-no em habitações cósmicas, de múltiplas expressões, radiantes ou obscuras, gaseificadas ou sólidas, obedecendo a leis predeterminadas, quais moradias que perduram por milênios e milênios, mas que se desgastam e se transformam, por fim, de vez que  o Espírito Criado pode formar ou co-criar, mas só Deus é o Criador de Toda a Eternidade." (XAVIER, Francisco Cândido; VIEIRA, Waldo. pp. 19-20.
Referência:
XAVIER, Francisco Cândido; VIEIRA, Waldo. Evolução em dois mundos 5ed. [pelo espírito André Luiz] Brasília: FEB, 1991.     

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...