sexta-feira, 29 de abril de 2016

Esoterismo.

Entenda o que não é de conhecimento de todos, aquilo que é revelado para os iniciados.
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em sua classificação divide os movimentos esotéricos em dois grupos principais:
1. Aqueles que reúnem grupos e movimentos religiosos formados no início do século XX, p. ex.: Sociedade Brasileira de Eubiose, e a Sociedade Teosófica, que possuem doutrinas apoiadas em valores como o racionalismo e o positivismo.
2. Corrente onde os movimentos esotéricos são libertários com influênicas hippies, à new age e aos cultos e práticas orientais, essa tendência enfatiza mais as experiêcias pessoais que fogem da compreensão racional.
O termo esoterismo é muito abrangente, suas práticas podem envolver espiritualismo, astrologia, ufologia e parapsicologia.
Nunca foi um fenômeno novo, apesar de ter crescido nas últimas décadas. Suas raízes estão na antiguidade e passaram para a Idade Média chegando aos nossos dias.

Referências:Almanaque Abril 2008.
GAARDER, Jostein; Helern, Victor; NOTAKER, Henry. O livro das religiões. [trad. Isa Mara Lando] São Paulo: Companhia das letras, 2005.p.277.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...