sexta-feira, 29 de abril de 2016

Nosso universo - síntese da criação. A pirâmide e o desejo espiritual segundo a cabala.


A cabala é uma das filosofias mais antigas do mundo e atualmente emerge com a missão de revelar aquilo que em tempos remotos não seria compreendido. Uma das sustentações principais quanto à criação do universo é que antes de qualquer coisa ter sido criada, "havia o Pensamento da Criação" para essa filosofia as coisas sempre evoluem de cima para baixo, ou seja, do plano espiritual para o material. Subordinando assim nosso mundo, que é um mundo de consequências, ao mundo espiritual.
Nosso mundo apresenta alguma analogia com o mundo espiritual, que pode ser representada numa pirâmide tendo na base o inanimado e na sequência: o vegetativo, o animal, o falante e por fim o espiritual.
O vegetação sobre o planeta possui uma massa infinitamente menor que a estrutura da Terra, os animais por sua vez, não têm uma massa equiparada à dos vegetais, os seres falantes obviamente não representam a quantidade dos animais. Por fim vem o desejo da espiritualidade, o mais recente. "Na verdade, se pensarmos no tempo que o universo tem existido - 15 bilhões de anos - como um único dia de 24 horas, o desejo por espiritualidade surgiu a 0,0288 segundos atrás."
Um dos eixos principais na cabala é o estudo do desejo, entendendo ele será possível nos posicionarmos adequadamente no mundo.

Referência:
LAITMA, Michael. A revelação da Cabala: um guia da pessoa comum para uma vida mais tranquila. Rio de Janeiro: Imago, 2008. pp.63-64.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...