sábado, 30 de abril de 2016

Sobre o espírito. Uma concepção espiritualista.

Talvez essas imagens nos dão uma ideia aproximada do que pode ser o espírito. Fonte.

Na visão espírita o espírito é o princípio inteligente do universo. Não temos capacidade mental de entender esse mistério. Contudo, podemos ampliar um pouco essa análise.
O espírito é uma energia pensante do universo. De forma incompreensível para nós ele se individualizou de um todo mas nunca perdeu e nem perderá sua individualidade pensante. Nessa individualização ele passa por um momento relativamente longo no qual se reveste de alguma matéria, ou seja, possui algum corpo. Esse corpo quando encarnado é composto de uma energia muito densa que vibra conforme outras energias na mesma dimensão, tempo e espaço. Quando desencarnado a matéria que o espírito agrega para se manifestar é mais sutil dependendo de sua condição evolutiva e do planeta onde está.
Tem praticamente quase todos os atributos de Deus. É capaz de criar e de transformar. Agrega-se a multidões de outros espíritos e forma uma massa pensante capaz de produzir grandes eventos astronômicos de magnitude imaginável para nós. Organiza formas de vida e participa dos processos evolutivos influenciando os reinos mineral, vegetal, animal e angelical.
Quanto mais evoluído mais se confunde com um todo (misterioso para nós) mas nunca perde a individualidade pensante.  

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...