Sobre o site


O Hierofante é um site que publica assuntos espiritualistas. A intenção é colaborar com informações e conhecimentos acerca de questões que envolvem a religiosidade e a espiritualidade.
Não se trata de um site sobre uma religião específica, os assuntos aqui publicados têm mais proximidade com as religiões, filosofias e concepções de mundo espiritualistas.

Entenda melhor o termo Espiritualismo:
"Doutrina filosófica que admite a existência do espírito como realidade substancial."
Koogan/Houaiss. Enciclopédia e dicionário. Rio de Janeiro: Delta,1994.  

Entenda o termo Espiritismo:
"Doutrina cujos partidários pretendem provocar a manifestação dos 'espíritos', em particular das almas dos defuntos, e entrar em comunicação com eles, através de um mediador a que chamam médium."
Koogan/Houaiss. Enciclopédia e dicionário. Rio de Janeiro: Delta,1994.  

Ao publicar temas relacionados ao espiritualismo estamos lidando com assuntos que podem envolver todas as religiões espiritualistas como: espiritismo, umbanda, hinduísmo, budismo etc. E não exclusivamente uma religião.

Nosso conteúdo.
O conteúdo desse site pode ser produzido através de consultas bibliográficas sobre os temas, sempre com citação das fontes e referências, e artigos escritos pelo próprio autor, sem citação de fontes e referências.
O autor não é um médium no sentido stricto da palavra. De todo modo, segundo concepções espiritualistas, em determinadas situações podemos ser canalizadores (sofrer inspiração) sobre determinado assunto.
Com o conteúdo publicado nesse site pretendemos, sobretudo, contribuir com informações acerca das concepções espiritualistas e, também, oxalá, levar alguma palavra de conforto e promover o entendimento. Nossa intenção não é convencer ninguém, mas informar e contribuir com esse tipo de literatura.

Sobre o nome do site.
O termo hierofante possui parentesco com hierarquia e hieróglifos, remotamente designava o presidente de um colégio sacerdotal.
Para esse site damos o sentido para o termo como: aquele que divulga ou promove grandes mistérios. Vejam a seguir algumas considerações sobre o termo hierofante.


Do dicionário Houaiss-Online, obtive: 1. sacerdote que, nas religiões de mistérios da Grécia antiga, notadamente em Elêusis, instruía os futuros iniciados, mostrando-lhes solenemente os objetos sagrados, 2. o grão-pontífice na antiga Roma. 3. Derivação: sentido figurado. expositor de mistérios sagrados; cultor de ciências ocultas; adivinho.
Do exposto acima simpatizei a terceira opção: expositor de mistérios sagrados; cultor de ciências ocultas; adivinho.
Ao atentar-me mais com um livro o qual é muito citado em meus escritos, trata-se de: O Livro da Religiões, percebi que Mircea Eliade atribuía ao termo um bom significado com referência, também, à Grécia antiga. O hierofante para ele seria o homem que obtém seu conhecimento do sagrado porque este se manisfesta com algo totalmente diferente do profano - isso seria hierofani, que significa algo sagrado está se revelando para nós.
Por fim, foi um dicionário de curiosidade Etimológicas que me ajudou. De lá se lê:

"Dizia-se assim na antiguidade o magno sacerdote dos mistérios de Eleusis, o homem sagrado, de casta, de raça, de vida ilibada, a quem se atribuía a missão de iniciador dos mistérios. Equivalente ao Pontifex Maximus dos romanos. A sua origem patenteia-se na formação do composto: Hiéros e fantes (do verbo fáino o último elemento) que tem o sentido de aparecer, revelar-se. O primeiro elemento é o mesmo que se acha em hieróglifo, e o 2º elemento da mesma raiz donde saíram fantasma, fanal e fenômeno. Não deixou a literatura que se perdesse tão preciosa jóia vocabular, e ei-la aplicada em sentido típico ao indivíduo que se presume saberdor dos segredos ou mistérios." [1]

Bibliografia.
MAURICÉA FILHO, A. Dicionário de curiosidaes etimológicas. Rio de Janeiro: Línguas Vivas, (?).
[1] MAURICÉA FILHO, A. p. 140.
GAARDER, Jostein; HELLERN, Victor; NTAKER Henry. O livro das religiões. [trad. Isa Mara Lando] São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

Histórico do site.



O Hierofante surgiu em julho de 2008 para ser uma canal de divulgação de sistemas filosóficos, crenças, espiritualismo, metafísica e demais assuntos que não fazem parte do que se reconhece por científico. A intenção  principal é dar publicidade a esses entendimentos que agem de maneira mais grupal e até individual não sendo reconhecidos ou aceitos por grande parte da população.
Ficou fora do ar por aproximadamente dois anos e em 2016 voltou a ser publicado apenas com assuntos espiritualistas. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...